Perguntas Frequentes

INFORMAÇÃO GERAL

 

O QUE É O HITTHEROAD?

O HitTheRoad é uma aplicação da Liberty Seguros que avalia o estilo de condução dos utilizadores, sejam ou não clientes da companhia. A aplicação recolhe, através dos sensores do smartphone e após autorização expressa do utilizador, informação sobre a sua condução, registando eventos como a velocidade a que circula, a força com que trava ou curva e o número de quilómetros que faz, entre outros. Os utilizadores com maior score (ou pontuação) são premiados.

O QUE É O SCORE?

Com a informação recolhida através dos sensores do smartphone, a aplicação calcula um score de zero a cem para atribuir a cada viagem. A aplicação depois faz a média do score de todas as viagens para calcular o score geral do condutor, que aparece no ecrã principal da aplicação.

QUAIS SÃO OS SUB-SCORES?

No ecrã principal, denominado “Liberty”, à volta do score geral, o utilizador pode vir cinco sub-scores: condução defensiva, distração, fadiga, velocidade e agressividade na condução. Para mais informações sobre cada um dos sub-scores carregue em “Informações” no ecrã denominado “Liberty” em baixo dos sub-scores. Para mais detalhe sobre as métricas recolhidas por favor consultes os Termos e Condições da aplicação.

POSSO VER OS MEUS DADOS?

Claro! No ecrã principal denominado “Liberty” o utilizador tem acesso ao score geral e aos sub-scores, e no ecrã denominado “Condução” o utilizador tem acesso aos scores de cada viagem, incluindo dados mais detalhados sobre cada uma delas, se carregar na viagem.

O QUE É O ECRÃ “SOCIAL”?

No ecrã denominado “Social” o utilizador tem acesso a um feed onde pode ver as viagens dos seus amigos que autorizam a partilha de viagens. Os seus amigos também podem ver as suas viagens, caso autorize “Partilhar viagens com amigos” no ecrã denominado “Definições”. Para além disso também tem acesso a informações sobre as Equipas.

O QUE SÃO AS EQUIPAS NO ECRÃ “SOCIAL”?

No ecrã denominado “Social” também tem acesso a um ecrã de “Equipas”, onde pode criar uma equipa ou aderir a uma equipa, sendo que só pode pertencer a uma. Pode também ver mais detalhes sobre a sua equipa e ver em que posição do ranking de equipas está a sua equipa. O Score da sua equipa é a média dos scores de cada membro que a integram.

ONDE ESTÁ A APP DISPONÍVEL?

A aplicação está disponível para download na App Store (para Apple iOS) e Google Play (para Android).

DESAFIOS E PRÉMIOS

QUAIS SÃO OS DESAFIOS?

Durante três meses a aplicação terá vários desafios, nos quais os utilizadores participam automaticamente. Terão lugar um desafio individual de três meses e um desafio semanal durante o mesmo período de três meses, para além de desafios especiais em dias específicos, a anunciar oportunamente. Para além disso, durante os três meses haverá um desafio de equipas. Nesses desafios, os utilizadores e equipas com maior score, e que cumpram todas os requisitos anunciados para cada desafio (ficando os desafios também sujeitos ao que consta nos “Termos e Condições” da aplicação), serão premiados. O objetivo é promover a segurança nas estradas e uma melhoria contínua do comportamento de condução, premiando os melhores condutores.

QUAIS SÃO OS PRÉMIOS?

Para cada desafio o prémio será diferente, sendo os prémios fornecidos por diferentes marcas. Para saber quais os prémios de cada desafio consulte o detalhe de cada desafio no ecrã denominado “Desafios”.

COMO FUNCIONA?

COMO SÃO OS DADOS RECOLHIDOS?

A aplicação recolhe os dados e constrói o score geral e sub-scores condução defensiva, distração, fadiga, velocidade e agressividade na condução através dos sensores do smartphone, sendo que para efeito tem de recorrer aos serviços de localização, que deverão estar ligados.

A APLICAÇÃO PRECISA DE INTERNET PARA FUNCIONAR?

NÃO! A aplicação precisa que tenha os serviços de localização ligados, mas funciona sem internet, não precisa de gastar dados móveis! Pode desativar o uso de dados móveis nas “Definições”. Neste caso, assim que se ligar a uma rede Wi-Fi os dados irão ser descarregados e aparecerão na aplicação. No entanto, enquanto não ligar o smartphone à internet via dados móveis ou rede Wi-Fi, a aplicação não mostrará todos os dados.

A APLICAÇÃO PRECISA DE BLUETOOTH PARA FUNCIONAR?

Não, a aplicação funciona sem Bluetooth. No entanto, o utilizador pode ligar a aplicação ao seu carro via Bluetooth e assim teremos sempre a certeza de quais as viagens recolhidas pela aplicação foram realizadas no seu veículo. Nas “Definições” da aplicação o utilizador pode adicionar o seu veículo, bem como alterar as suas definições, na zona “Garagem”.

É PRECISO ABRIR A APLICAÇÃO SEMPRE QUE VOU COMEÇAR UMA VIAGEM?

NÃO, é automático! A aplicação é inteligente o suficiente para identificar quando uma viagem que cumpre certas condições tem início, e começa automaticamente a recolher dados sobre essa viagem. Desta forma, não é necessário iniciar manualmente cada viagem na aplicação. A única coisa que precisa é ter os serviços de localização ligados e pode-se focar na estrada e na qualidade da sua condução!

A APLICAÇÃO VAI CONSUMIR MUITA BATERIA?

A aplicação HitTheRoad não é diferente de outras aplicações que usam serviços de localização e, por isso, quando estiver em viagem vai usar a sua bateria. Como estamos conscientes dessa preocupação, nas “Definições” tem a opção “Conservar Bateria” que faz com que a aplicação pare de funcionar quando está em modo de Poupança de Bateria. Uma dica útil é ter o seu smartphone a carregar no seu carro enquanto estiver a conduzir. Note no entanto que tudo fizemos para fazer uma gestão eficiente da bateria, estando a aplicação otimizada para tal.

OUTRAS DÚVIDAS

ONDE POSICIONO O TELEMÓVEL DURANTE A VIAGEM?

Há várias coisas que podem afetar a precisão do sinal que o smartphone recebe e que depois usa para calcular os scores. Para garantir que tem os resultados mais precisos possíveis recomendamos que coloque o telemóvel numa posição estável durante a viagem.

PORQUE ESTÁ A APLICAÇÃO A REGISTAR VIAGENS QUANDO NÃO SOU O CONDUTOR?

A aplicação começa automaticamente a registar uma viagem quando o smartphone do utilizador se começa a mover a uma velocidade e distâncias mínimas. Todas as viagens onde isto ocorre, seja o utilizador da aplicação o condutor ou não, irão ficar registadas na aplicação. O utilizador tem vinte e quatro horas após o fim da viagem para dizer que não foi ele o condutor, sendo que isto poderá ser feito para cada viagem no ecrã “Condução”. Recomendamos, portanto, que ligue o smartphone por Bluetooth ao seu veículo na aplicação, para que possa associar o seu veículo a cada viagem que nele é efetuada.

PORQUE NÃO ESTÁ A APLICAÇÃO A REGISTAR TODAS AS MINHAS VIAGENS?

Por favor confirme que os seus serviços de localização estão ativados e confirme também que tem a versão mais recente da aplicação, caso não tenha pedimos que atualize. Para além disso, se tens os dados móveis desligados para a aplicação ou se não tem dados móveis, os dados das viagens só serão descarregados para a aplicação quando se ligar a uma rede Wi-Fi. Nas “Definições” tem a opção “Conservar Bateria” que faz com que a aplicação pare de funcionar quando está em modo de Poupança de Bateria, por isso caso tenha esta opção ativada nenhuma viagem realizada enquanto está neste modo será registada. Caso a viagem seja muito curta também há a possibilidade da aplicação não a registar.

PORQUE ESTÁ A APLICAÇÃO A REGISTAR AS VIAGENS COM ERROS?

Há várias coisas que podem afetar a precisão do sinal que o smartphone recebe e que depois usa para calcular os scores. Desta forma, daqui resulta que pode haver erros no registo dos dados de viagens, desde o local em que começa ou acaba, passando pela distância precisa até ao número exato de eventos de segurança. É normal também que quando esteja parado no trânsito a aplicação por vezes, divida a sua viagem em várias. Pedimos que compreenda este ponto e recomendamos que tenha sempre o sinal de Wi-Fi ligado, mesmo que não esteja ligado a nenhuma rede Wi-Fi, pois isso ajuda-nos a aumentar a precisão dos dados recolhidos.

POSSO USAR OUTRAS APLICAÇÕES OU FAZER E RECEBER CHAMADAS ENQUANTO A APLICAÇÃO ESTÁ A FUNCIONAR?

A aplicação corre por trás de forma automática, não precisando por isso que mexa no smartphone nem sendo afetada pela utilização que fizer do smartphone. A aplicação continua a funcionar caso esteja a usar outra aplicação ou mesmo que tenha o ecrã bloqueado. No entanto, e notando que manusear o smartphone enquanto se conduz é, para além de ilegal, um fator de grande risco e causa de muitos acidentes, caso o faça isso terá um impacto negativo no seu score geral, mais precisamente no sub-score distração.

COMO DOU PERMISSÃO À HIT THE ROAD PARA CONTINUAR A GRAVAR AS VIAGENS SEM ESTAR VISÍVEL NO ECRÃ?

Para permitir que a Hit The Road continue a gravar as viagens mesmo quando não está visível no ecrã, ativa as seguintes configurações:

– em equipamentos Huawei, marca a HitThe Road como “Protected App” nas definições do sistema.

– noutros equipamentos, marca a Hit The Road como “não otimizada” na configuração “Otimização inteligente de bateria”.

– caso os teus problemas persistam, desliga as opções de otimização de bateria ou remove aplicações que terminem outras aplicações automaticamente, sempre que a bateria ou a memória atingem níveis críticos.

O QUE PRECISO DE FAZER SE TIVER UM SMARTPHONE NOVO?

Caso tenha um smartphone novo, precisa de instalar a aplicação HitTheRoad no seu smartphone e pode fazer login com a conta que tinha no smartphone antigo. Nesta situação, os dados anteriores não são perdidos (sugerimos que apague a aplicação do telemóvel antigo se ninguém o estiver a usar ou que saia da sua sessão na aplicação caso alguém o esteja a usar).

QUEM TERÁ ACESSO AOS MEUS DADOS?

Os seus dados serão usados pela Liberty Seguros de acordo com os seus consentimentos e pelo nosso parceiro para calcular os Scores. Não vamos fornecer os seus dados a outras partes. Para mais informação detalhadas por favor leia os “Termos e Condições”.